sábado, 24 junho, 2017
Capa » Dicas de Treino » Qual é o melhor exercício para desenvolver tal musculatura?
Dilatex - Power Supplements
Qual é o melhor exercício para desenvolver tal musculatura?

Qual é o melhor exercício para desenvolver tal musculatura?

Uma pergunta que ouço recorrentemente, de praticantes, estudantes e profissionais é “qual é o melhor exercício para desenvolver tal musculatura?”. Infelizmente essa é uma pergunta que não pode ser respondida de maneira genérica, pois o resultado obtido por meio de um determinado exercício vai depender de diversos fatores, de modo que não existe um melhor exercício e sim um exercício adequado para uma determina situação.

O problema é que tem um pessoal respondendo essa pergunta com tanta convicção que acaba convencendo bastante gente!! E as estratégias que normalmente se usa para qualificar os exercícios são as avaliações da ativação muscular. O discurso é “tal exercício ativa mais unidades motoras, então ele é o melhor exercício para promover ganhos de massa muscular”. Será?? Existem várias formas de se gerar hipertrofia, e nem todas elas são correlacionadas a altos padrões de ativação. Por exemplo, as ações excêntricas têm menor atividade EMG do que as isométricas, será que elas são piores para gerar hipertrofia?

A ativação não tem correlação, por exemplo, com a quantidade de microlesões sofridas pelos músculos, um importante sinalizador de hipertrofia. Estudos com agachamento (Takahashi et al., 1994) e cadeira extensora (Prior et al., 2001) mostram claramente que o músculo que sofre mais microlesão não é necessariamente o mais ativado durante o exercício! Então, vamos nos preocupar com o que merece preocupação. O que vai determinar se um exercício é bom ou ruim não é a apenas a ativação, são os estímulos fisiológicos que ele promover. E isso não depende de EMG, ressonância magnética ou etc. depende da capacidade se planejar e executar um bom treino!

Prior BM, Jayaraman RC, Reid RW, Cooper TG, Foley JM, Dudley GA, Meyer RA. Biarticular and monoarticular muscle activation and injury in human quadriceps muscle. Eur J Appl Physiol. 2001 Jul;85(1-2):185-90.
Takahashi H, Kuno S, Miyamoto T, Yoshioka H, Inaki M, Akima H, Katsuta S, Anno I, Itai Y. Changes in magnetic resonance images in human skeletal muscle after eccentric exercise. Eur J Appl Physiol Occup Physiol. 1994;69(5):408-13.

Referência: http://goo.gl/1iMcVx

Sobre Paulo Gentil