sexta-feira, 20 outubro, 2017
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Musculação vs Aeróbio: Qual emagrece mais?

Musculação vs Aeróbio: Qual emagrece mais?

Estudo do The Journal of the American College of Nutrition comparou o efeito do treinamento resistido (musculação) versus o treinamento aeróbio em obesos submetidos a uma dieta de 800 kcal (bem restritiva).
O grupo aeróbio se exercitou 4x semana, sendo 1h por dia. Já o grupo da musculação se exercitou 3x semana, sendo 10 exercícios, chegando a 4 séries de 8-15 repetições.

Resultado:

Ambos os grupos perderam peso, porém o grupo que só realizou exercícios aeróbios tiveram uma perda de massa muscular bem acentuada (aproximadamente 4kg).

Além disso, esse grupo teve uma redução no metabolismo de repouso bem grande (cerca de 200 kcal a menos por dia).
Então, apesar de ambos os grupos terem uma redução de peso, a musculação terá resultados mais favoráveis a longo prazo, pois, é possível preservar a massa muscular e manter metabolismo de repouso com esse tipo de treinamento.

AI VOCÊ FALA:
Ah, mas o metabolismo de repouso diminuiu porque os sujeitos perderam massa muscular.

SERÁ?
Então, vejamos esse estudo publicado na Metabolism:

Nesse estudo os autores aplicaram uma atividade aeróbia (ciclismo 50-55% do VO2 Máx) em 11 pares de gêmeos monozigóticos, durante 117 dias, em situação de déficit calórico negativo controlado.

Resultados:

  • Perderam 5 kg de peso;
  • A taxa metabólica de repouso diminuiu em aproximadamente 8%;
  • Sem perdas de massa muscular.

Ué? O que causou a queda do metabolismo de repouso se não teve perda de massa muscular?
Esse estudo mostrou reduções significativas dos hormônios da tireóide ( triiodotironina -T 3 e tiroxina -T 4) e da norepinefrina após intervenção com dieta + treinamento aeróbio.
Então pessoal acho que pra começar, esses artigos já dão uma ideia do porque não se deve realizar um processo de emagrecimento só com dieta e exercícios aeróbios.

Introduza exercícios de fortalecimento que seus resultados vão ser bem melhores.

Fiquem ligados!!!

Fontes:
Bryner RW, Ullrich IH, Sauers J, Donley D, Hornsby G, Kolar M e Yeater R. (1999). Effects os resistance vs. aerobic training combined with an 800 calorie liquid diet on lean body mass and resting metabolic rate. J Am Coll Nutr 18, 115-121.
Tremblay A, Poehlman ET, Despres JP, Theriault G, Danforth E, Bouchard C. Endurance training with constant energy intake in identical twins: Changes over time in energy expenditure and related hormones. Metabolism. 1997 May;46(5):499-503.

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