domingo, 20 agosto, 2017
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Ativação dos músculos posteriores da coxa durante diversos exercícios

Ativação dos músculos posteriores da coxa durante diversos exercícios

Em um estudo publicado no International Journal of Sports Physiology and Performance, William Ebben avaliou a ativação dos músculos posteriores da coxa durante diversos exercícios. Eu já falei das limitações de se usar ativação para qualificar exercícios, mas vamos nos ater às informações relevantes, como a aplicação clínica. Sabe-se, por exemplo, que a ativação da musculatura posterior durante o agachamento é importante para diminuir as forças compressivas no joelho, bem como a tensão no ligamento cruzado anterior (http://www.gease.pro.br/artigo_visualizar.php?id=69). E, nesse estudo, foi verificado que as mulheres têm maior dificuldade de ativar os posteriores em relação aos homens. De acordo com as análises, a relação de ativação posterior:anterior delas equivale de 35,9 a 76% dos valores dos homens!! O que gera maior tensão no joelho e também um possível desequilíbrio na cadeia muscular. Para compensar essa dificuldade natural, o autor sugere que se aplique um volume um pouco maior de treino de posteriores para as mulheres (Ebben, 2009).

Portanto, mulheres, deve-se muito cuidado no desequilíbrio dos treinos. Aqui eu chamaria a atenção para aquelas divisões malucas, nas quais se (acha que) treina anterior e posterior de coxa em dias separados. Normalmente vejo a realização de leg press, afundo, agachamento, etc. no dia de posteriores! No entanto, todos esses exercícios envolvem algum grau de compressão patelofemoral e normalmente recrutam mais a musculatura anterior que a posterior!! O resultado é um excesso de sobrecarga anterior, descanso irregular da musculatura e um trabalho desequilibrado da musculatura da coxa. Some isso à outros fatores e começamos a entender as causas da maior incidência de dores patelares e lesões de ligamento cruzado anterior nas mulheres.

Ebben WP. Hamstring activation during lower body resistance training exercises. Int J Sports Physiol Perform. 2009 Mar;4(1):84-96.

Referência: http://goo.gl/yDqVUu

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